sábado, 8 de fevereiro de 2014

"Why So Serius?" - Coringa

Aqui no blog, já escrevi para vocês sobre famosos quadrinistas, desenhos e animes, e já trouxe várias biografias de heróis das HQ. Mas nunca houve mais informações sobre vilões. Então hoje resolvi trazer um pouco mais sobre um dos vilões mais importantes e marcantes do mundo das HQ: Coringa!



Coringa é o principal vilão do Batman (confira a ficha do heroi em – http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/10/ola-todos-como-vamos-resolvi-fazer-algo.html), publicado pela DC Comics (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/12/dc-comics.html) e criado por Bill Finger e Bob Kane a partir de uma sugestão de Jerry Robinson. Coringa foi apresentado para os amantes de quadrinhos na revista Batman #1 (1940), como um psicótico de cabelos verdes, boca vermelha e pele branca, sempre sorridente, lembrando a aparência de um palhaço.

A sua origem se dá em várias versões, porém a mais conhecida e aceita é a contada na graphic novel A Piada Mortal (1988), de Alan Moore (saiba mais sobre o Moore – http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/06/alan-moore.html). Nesse enredo, o ele conta que o Coringa era um ex-engenheiro químico falido por ter sido despedido de seu emprego e com uma família para sustentar. Pouco tempo depois de ficar sem desempregado, ele descobre que sua mulher está com câncer. O homem tenta ganhar a vida como piadista sem muito sucesso. Em desespero, ele se junta a um grupo de bandidos para assaltar uma fábrica química, assumindo o codinome Capuz Vermelho. O grupo é impedido por Batman e Robin , e em meio à confusão, o criminoso Capuz Vermelho cai dentro de um tonel de produtos químicos e é dado como morto. Porém, dez anos mais tarde, ele reaparece com as características conhecidas pelos fãs.



Existe outra versão em que o supervilão era conhecido como Joseph Kerr, um menino psicologicamente afetado pela separação dos pais. Seu pai um dia lhe pergunta por que ele estava tão sério (por isso o “Why so Serious?” no filme. Veja crítica da trilogia – http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/08/trilogia-de-christopher-nolan.html) e logo depois corta a boca do filho , deixando-o com uma cicatriz do lado esquerdo. Das três escolas por onde passou, Joseph foi expulso de todas devido a brigas com os colegas de classe, por ser alvo de chacotas. Em um de seus acessos de raiva, ele hospitaliza um dos colegas com uma concussão. Após desistir dos estudos, ele faz um acompanhamento com psiquiatra, porém de nada adianta. Quando adolescente, já cansado de ser desconsiderado pelos próprios pais, Kerr sai de casa e põe fogo na mesma com seus progenitores dentro. Enquanto assistia a tudo, ele mesmo corta a sua boca do lado direito, completando o sorriso. Essa versão da criação do Coringa é um tanto controversa, pelo fato de a personagem nunca ter aparecido com as cicatrizes.



Ainda existe uma terceira versão de sua origem. Nessa, os mesmos problemas psiquiátricos da anterior se repetem. Ao ficar adulto, para se vingar por ter sido despedido de uma fábrica de cartas, e antes de se transformar em Coringa, o então homem problemático (assim como na primeira versão, seu alter ego é desconhecido) invade essa fábrica e, ao tentar fugir, joga-se em um duto que levava lixo tóxico proveniente do material da tintura das cartas. Essa versão é a mais questionada de todas, pois ao que parece ela foi feita pela mistura das duas anteriores. Existem alguns críticos que chegam a dizer que ela foi idealizada por fãs, apesar de não se saber exatamente a sua origem.

No Brasil, o Coringa apareceu pela primeira vez no ano de 1953, pela editora Brasil-América Ltda., do Rio de Janeiro.

O vilão já foi representado algumas vezes nas telonas. A sua primeira aparição foi no ano de 1966, sendo interpretado por Cesar Romero (Batman: the Movie). Em um dos filmes mais famosos do Homem-Morcego, de Tim Burton, o Coringa foi interpretado por Jack Nicholson. Durante muitos anos, o vilão ficou longe, reaparecendo somente em 1995 no filme Batman Forever. Agora, sem dúvida alguma, a melhor interpretação da personagem foi no mais recente filme do Batman, The Dark Knigth. O vilão foi interpretado pelo ator Heath Ledger, que veio a falecer por uma overdose de tranquilizantes antes da estreia do filme. Defende-se a linha de que ele precisou da medicação, pois havia enlouquecido com o papel.



Escrito por Gabriel Albuquerque
Revisado e corrigido por Tarsila Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário